Atividade individual:
- Leia o texto: “Empreendedorismo na Educação” [07 págs] - Referência: ANDRADE, Rosamaria C. Revista Gestão em Rede. Brasília: Consed, abril 2006 – nº 68.
- Responda as seguintes questões:
- Quais os significados da palavra empreendedorismo?
- Como Peter Drucker define empreendedorismo? Comente o que entendeu.
- Quais os fatores (momentos históricos) que justificam a importância do empreendedorismo na educação e como as instituições educacionais podem dar a sua colaboração?
- Como Dolabela define empreendedorismo? Comente o que entendeu.
- Quais as três perspectivas para conceituar empreendedorismo no contexto da escola? Explique.
- Que atitudes e posturas uma proposta pedagógica comprometida com o empreendedorismo deve incentivar?
- Quais os objetivos da inserção do empreendedorismo no currículo escolar (inclusive das Universidades)?
- Resuma os principais aspectos do tópico: “Por uma escola empreendedora” e depois faça um comentário.
- Justifique o porquê que a inclusão do empreendedorismo no currículo escolar pode ser feita por meio de projetos de trabalho.
- Faça uma síntese da teoria de Dewey sobre projetos de trabalho, a partir do que é apresentado no texto.
- Quais as críticas que os defensores de uma exposição lógica e sistemática das matérias fazem aos projetos de trabalho? Dê a sua opinião.
- Faça um resumo do contexto histórico (desde a Segunda Guerra Mundial – 1945) até os anos 1980, sobre as teorias pedagógicas e sua relação com o surgimento da pedagogia de projetos ou do trabalho, segundo o que está no texto.
- Mencione e comente pelo menos 10 benefícios pedagógicos ao se utilizar a metodologia da pedagogia de projetos e explique sua relação com o empreendedorismo.
- Entregar até a próxima aula.
Um comentário:
Ótimas dicas sobre empreendedorismo
Postar um comentário