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Poupe o chicote e a vitória pode ser sua

Os líderes que punem seus seguidores, em vez de estimular a cooperação para elevar o desempenho geral, estão destinados ao fracasso, segundo um estudo da Universidade de Harvard.
O comportamento punitivo em estruturas de grupo é prejudicial e autodestrutivo, afirma Martin Nowak, professor de matemática e biologia da Universidade de Harvard. Ele e seus colegas basearam suas conclusões nos resultados de uma versão modificada do jogo "Prisoners Dilemma" (Dilema do Prisioneiro), que foi jogado por 104 estudantes universitários. O estudo foi publicado na revista Nature.
Os cinco jogadores que obtiveram as melhores posições do ranking do campeonato nunca usaram punições muito onerosas, que são medidas que prejudicam tanto quem pune quanto o oponente que recebe o castigo. Os jogadores que usaram as punições um número maior de vezes tiveram as menores pontuações no videogame e não elevaram a pontuação média do grupo, segundo Nowak.
"Nossa descoberta é uma mensagem muito positiva: em um ambiente extremamente competitivo, os vencedores são aqueles que resistem à tentação de amplificar conflitos, enquanto que os perdedores punem e perecem", disse Nowak em comunicado.
Outra pesquisa havia sugerido que a punição pode gerar cooperação em situações extraordinárias, nas quais os participantes não estão preocupados sobre reputações arranhadas ou retaliações, segundo o estudo. Essa noção é irreal, pois reputações estão sempre em jogo e a maioria das interações se repetem, descobriram Nowak e seus colegas.
"As punições podem gerar uma espiral de retaliações com resultados destrutivos para todos os envolvidos", disse o co-autor David G. Rand, de Harvard. "As pessoas com o maior número de pontos não utilizam as punições mais onerosas."
Nesse jogo computadorizado, os jogadores, que competiam em pares contra oponentes desconhecidos, escolhiam entre três opções a cada rodada: cooperar, trair ou punir. Os jogadores ganham ou perdem pontos para seus oponentes com base em suas decisões.
O estudo recebeu o apoio da National Science Foundation, dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos e de várias fundações privadas. (Gazeta Mercantil - Bloomberg News - Fonte: YahooNotícias)

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Nosso medo mais profundo...

Nosso medo mais profundo não é o de sermos inadequados.
Nosso medo mais profundo é de sermos poderosos além da medida.
É a nossa luz, não nossa escuridão, o que mais nos assusta.
Nós nos perguntamos, Quem sou eu para ser brilhante, interessante, talentoso e fabuloso?
Na realidade, quem é você para não ser?
Você é um filho de Deus.
Fazer papel pequeno não serve ao mundo.
Não tem nada de iluminador em se encolherde forma que outras pessoas em volta de você não se sintam inseguras.
Nós nascemos para manifestar a glória de Deus que está dentro de nós.
E não está só em alguns de nós, está em todo mundo.
E quando deixamos a nossa própria luz brilhar,inconscientemente, damos a outras pessoas,permissão para fazerem o mesmo.
Quando nos libertamos dos nosso medos,nossa presença automaticamente liberta os outros!
(Nelson Mandela - 1994)

Empretec

Liderança e influência nas fases da gestão de projetos






Como está o seu Marketing Pessoal?

MARKETING PESSOAL:


Enquanto para as organizações marketing tem a ver com a conquista e manutenção de clientes, o marketing pessoal tem a ver com a imagem que você mesmo projeta no mercado, ou seja, você sendo o seu principal cliente, como você está e o que está fazendo por você mesmo. Indo um pouco além, o que as pessoas irão perceber do que você projeta.


Marketing pessoal não é algo que você tem ou não tem, como um dom ou talento; é um processo
contínuo de conquistas que gera, como conseqüência, o valor que você passa a ter no mercado. A comunicação é um dos fatores fundamentais para quem deseja investir no seu próprio marketing; é a capacidade que a pessoa tem de vender a sua própria imagem, pois através de uma comunicação adequada, mostra o próprio potencial, transmite credibilidade e confiança, sabe persuadir e argumentar; tem estilo e presença marcantes e a flexibilidade para se ajustar às diversas situações.


A aparência, a indumentária, bem como a postura, a voz, elegância e confiança, junto com suas atitudes e comportamentos é que formarão esse conjunto de ingredientes que comporão a sua imagem.


Sem a pretensão de esgotar o assunto, apresentamos algumas sugestões que poderão ajudá-lo
na busca e estruturação do seu marketing pessoal:


1. Faça algo para promover a sua própria imagem, por exemplo, cuidar melhor da sua própria aparência, quem sabe aquele regime, aquela atualização do seu guarda-roupas, ou melhorar a sua dicção.
2. Faça cursos de especialização ou aperfeiçoamento. Hoje se faz necessário um bom conhecimento de inglês e de espanhol, uma atualização nos novos programas de computador e, no mínimo, conhecimentos básicos para "surfar" na Internet.
3. Aproveite as oportunidades que surgirem para mostrar o potencial que tem;quer seja de falar em público, escrever um artigo para um jornal ou uma revista, fazer uma palestra ou tomar aquela decisão de realizar algo difícil.
4. Conheça e amplie as suas próprias capacidades. Muitas pessoas deixam de fazer coisas, não por não terem capacidade, mas por desconhecerem a capacidade que possuem.
5. Realize, principalmente em atividades profissionais, aquilo que lhe dá prazer. Estará prestando um grande serviço a você mesmo e aos seus clientes por estar fazendo algo melhor, justamente porque lhe é prazeroso.
6. Imagine-se no futuro e veja você lá. Imagine-se realizado, com muito sucesso pessoal e profissional e, muito feliz. Isso o ajudará a identificar o que precisa fazer hoje para conseguir o que deseja amanhã.
7. Viva harmoniosamente com as incertezas e as surpresas. Elas fazem parte do processo da vida; não se deixe abater por dúvidas, medos ou fraquezas e quando porventura elas surgirem, evite mostrá-las para outras pessoas.
8. Procure, acima de tudo, pautar a sua vida por princípios e valores. Lembre-se que o marketing pessoal é apenas um reflexo daquilo que você é, pensa e sente.


UM BOM PROFISSIONAL É AQUELE QUE SABE FAZER SEU MARKETING PESSOAL!


Receber propostas de grandes empresas, ser disputado pelo mercado de trabalho e ter cargos de chefia com poder de decisão é o sonho de todo profissional, em qualquer área. O termo que atualmente é utilizado por empresas para designar essa 'cotação' do profissional no mercado é grau de empregabilidade - ou capacidade de mostrar os talentos a ponto de ser requisitado e disputado pelo mercado. O que todos gostariam de saber é o que faz com que algumas pessoas tenham um alto grau de empregabilidade. Na verdade, estes profissionais têm um bom Marketing Pessoal.


Marketing Pessoal é um processo contínuo de conquistas, que gera a imagem que o profissional tem no mercado de trabalho. E para saber fazer o próprio Marketing, é preciso antes de mais nada saber se comunicar. Um bom profissional é aquele que sabe vender a própria imagem. E os mais valorizados são aqueles que sabem mostrar o próprio potencial, transmitem credibilidade e confiança, sabem persuadir e argumentar, têm estilo e presença marcantes e flexibilidade.


O Marketing Pessoal traz conquistas não só na vida profissional, mas também na área pessoal. O bom Marketing Pessoal está diretamente ligado à atitude do indivíduo. Não basta apenas gostar do que faz e fazer bem feito. É preciso projetar no mundo a sua imagem e, mais do que isso, ver a si próprio no futuro. A aparência, vestimenta, postura, voz, elegância e a confiança que o profissional tem em si e a forma como ele se expressa é que vão formar a sua atitude perante a vida e a sua imagem para o mundo.


Citamos como exemplo de bom Marketing Pessoal o de executivos que projetam a imagem de líderes modernos, ou seja, indivíduos que impõem respeitabilidade, credibilidade e confiabilidade.
O auto-conhecimento e o brilho pessoal são essenciais para um bom Marketing Pessoal. Para fazer uma autoa-valiação, aqui vão algumas dicas de perguntas que um profissional deve fazer a si mesmo:


1. O que estou fazendo para promover a minha própria imagem?
2. Estou atualmente buscando algum tipo de especialização ou aperfeiçoamento no que quero atingir?
3. Até que ponto eu mostro o potencial que tenho?
4. Eu sei quais são minhas capacidades?
5. O que eu faço bem e me dá prazer?
6. O que eu gostaria de fazer no futuro e que me faria feliz?


Pense com vagar sobre estas questões, procurando sempre aprimorar o seu Marketing Pessoal.


Relações Interpessoais



Atividades:

1. Elaborar um cartaz em equipe utilizando gravuras que representem o que cada um espera (deseja) de seus relacionamentos.

2. Socialização (Apresentação) e debate. O professor anotará as idéias no quadro.

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